quinta-feira, 1 de julho de 2010

Estado do Individuo - O Individuo Estado.

Chega a ser engraçado como a violência no nosso pais é levado como uma coisa normal.
é muito fácil colocar a culpa em cima do traficante,da milícia ou das drogas.
mais o maior culpado disso tudo somos nos mesmos.
quando sofremos violência de algum tipo apenas procuramos mais alguma maneira de nos proteger.
alguns investem em sistemas de segurança, carros blindados segurança particular cercas eletrificadas e etc.
em quanto isso nos fechamos numa "fortaleza segura" dentro de nossas próprias casas, mais não percebemos que estamos apenas nos trancando num prisão particular.

oque não percebemos é que!
a violência gera lucros, se não houvesse violência não precisaríamos de segurança.
como por ex: um cidadão de classe media sofre um assalto em sua casa, qual é a reacção dele ?
cercar sua casa com muros altos armados com poderosas cercas eléctricas e cameras de video para todos os lados.
se tranca num verdadeiro "big brother" particular.
quando um cidadão de classe inferior sofre violência parecida, arruma um cão e compra uma arma.
dai pensamos: e a policia serve de que?
actualmente de nada!
alem de aproveitar da sua autoridade para roubar fardado.
quantos aqui já não foram parados na rua ou em uma blitz e foi extorquido?
e quantas vezes não precisou de socorro e o que conseguiu foi ligar para 190 e ouvir uma musiquinha seguida da mensagem que diz :
"aguarde na linha sua ligação é importante para nós"


ai numa situação dessas que vem a mente de um cidadão ?
se o estado não me protege cabe a mim me proteger.

sendo assim nossa parcela de culpa cai sobre nos mesmos, que pagamos as propinas, que votamos em políticos safados que querem mais que a segurança publica "se foda!"
é engraçado como 92% da população brasileira não se lembra nem em quem votou nas eleições passadas, em quanto isso continuamos pagando impostos absurdos que se convertem em policiais mal treinados que estão nas ruas para nos matar e roubar e não nos proteger.
são numa grande maioria de policiais mal remunerados que estão prontos para arrancar seu salário para suprir a falta no deles.
de quem é a culpa?
dos policiais?
dos governantes?
não!

a culpa é nossa que vota no primeiro que oferece uma campinho de futebol um postinho médico e asfalto na rua do seu bairro.
o pior de tudo é que o povo não percebe ou faz a questão de não perceber que obras de melhoria só são feitas seis messes antes das eleições.
os carros da policia são trocados, e as vezes o armamento do policial é melhorado.(isso quando não é mandado o resto do exercito).
acho uma vergonha passar pelos bairros como laranjeiras no Rio de Janeiro e ver enormes cartazes colados dizendo:
"senhor prefeito a associação de moradores deste bairro decidiu por unanimidade que só retornara a pagar o iptu quando os salários Da policia militar, civil e corpo de bombeiros forem reajustados"
quando o problema ocorre nas zonas pobres do Rio de Janeiro por ex, a reacção que o povo mostra é procurar o programa de um apresentador programa policial de TV perneta que vive falando merda se dizendo do povo
e puxando saco dos policiais influentes corruptos.

o nosso governo brasileiro quer mais é que a população se mate, em quanto isso estão todos em suas casas super seguras e andando para cima a para baixo nos seus belos carros blindados, já que é você quem pagou a segurança particular do seu governante.
ai te pergunto: ele esta seguro, e você?
esta andando pelas ruas de uma cidade a merece de uma bala perdida de um policial incompetente ou até drogado, de um assaltante safado.
quando não tem que se procurar com um deve se preocupar com outro , pois balas não escolhem raça, credo nem classe social.

até quando vamos nos trancar em casa com medo da violência, esconder nossos pertences e nossos valores em bancos com medo do "ladrão" ?
privar nosso filhos de liberdade por causa da tão assustadora violência?

a verdade é que entramos em um caminho em que apenas confiamos nossa segurança a quem esta querendo nos destruir, dando nossas finanças nossos impostos e nossas vidas a quem não quer saber se você vai ser morto em alguma esquina suja, esta mais interessado em encher os caminhoes containers e vagões de dinheiro em quanto isso você espera na sua "fortaleza segura" uma solução para a violência.
no final das contas nós fechamos os olhos para o que acontece nos morros favelas e nas ruas da nossa cidade todos os dias a apenas confiamos nas autoridades e na nossa falha justiça.
o problema nos é apresentado como um monstro de 777 cabeças quando a solução esta em nossas mãos, apenas precisamos prestar mais a atenção no que fazemos com nosso pais em todos os sentidos, não apenas na questão de segurança mais de educação, saúde etc, não podemos confiar a solução de nossos problemas a apenas governantes.
gastamos mais dinheiro construindo novos presídios e estádios de futebol do que em treinamento dos nossos policiais e saúde publica.
o estado nos cria um problema , e nos apresenta a possivel solução, será que a solução sempre vai ser nos alto aprisionar?
ou será que você vai fazer alguma coisa para mudar esse quadro?
ou vai continuar andando pelas ruas com medo olhando torto tudo e todos a sua volta com medo de um possível assaltante, de um estupra dor ou de um safado de farda ?
averdade final é que o povo tem que tomar vergonha na cara!

3 comentários:

  1. O Problema da segurança tem sua raiz na desigualdade social. Não há como fugir disso, quanto maior a desigualdade presente no país maiores serao os casos de violencia.

    ResponderExcluir
  2. a raiz da desigualdade social é justamente o povo ,que se considera inferior, o preconceito esta dento de nossas mentes.
    so venceremos a barreira do preconceito quando vencermos a chamada piramide social.
    que é mais um muro imposto pela nossa sociedade hipocrita, quem vence tal barreira consegue vencer o preconceito e desigualdade.
    sendo assim a violencia por conseguencia.

    ResponderExcluir
  3. Creio que na atualidade ocorre uma refeudalização na maneira como a sociedade vive. Os condomínios residenciais cada vez mais dispõem de serviços e atividades utéis para que a pessoa não precise sair de casa. Áreas de lazer estão cada vez mais altas no sentido de isolar os moradores do nível da rua. O pânico causa o isolamento por parte daqueles que podem.

    ResponderExcluir