terça-feira, 6 de julho de 2010

Futebol x Política

Há muito tempo se fala da proximidade entre a realização de Copas do Mundo e as Eleições presidenciais no Brasil. A cada 4 anos esses 2 eventos tão distintos e importantes ocorrem quase simultaneamente. Seria interessante imaginar como seria se, por exemplo, a Copa fosse promovida 2 anos antes de um pleito presidencial.

A seleção brasileira hexa campeã mundial de futebol em 2010, e a realização de eleições gerais em 2012. Fim de euforia e ufanismo momentâneo. Por um momento, a população estaria menos sujeita ao orgulho de ter nascido em solo tupiniquim e poderia prestar atenção aos problemas recorrentes do país.

Questões como o novo código florestal, o desenvolvimento de formas renováveis de energia, a distribuição de renda entre a população, a redução da carga tributária, a reforma política, e por aí vai. Tais assuntos podem, sim, ser debatidos entre o povo e refletir no Congresso Nacional. O maior exemplo disso é a aprovação da lei intitulada Ficha Limpa, que muitos consideravam inviável uma aprovação pelos parlamentares. Ainda que esta lei não tenha sido aprovada em sua proposta inicial, ela demonstra o poder de mobilização da sociedade, que pode ser ainda maior.

E assim com este distanciamento temporal (ou até mesmo com discernimento na atual proximidade de eventos), com o perdão do trocadilho, a população brasileira deixaria de marcar seguidos “gols contra” à República e ao bom desenvolvimento nacional.

3 comentários:

  1. De Fato Rodrigo, e não podeos nos esquecer que as olimpiadas, outro evento esportivo de grande euforia é praticamente simultaneo as eleições para prefeitos e vereadores.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Camila. Nas Olimpíadas há euforia e, se não há tantos fanáticos por esportes menos conhecidos, neste caso a curiosidade e o ímpeto de acompanhar os atletas brasileiros relega a segundo (ou terceiro, quarto,...) plano as eleições municipais.

    ResponderExcluir
  3. UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VENHA VISITAR MEU BLOG , HUMOR EM TEXTO, PARA ESQUECER ESTAS MAZELAS NACIONAIS.

    FICARIA MUITO HONRADO.

    É DE HUMOR , E DE GRAÇA (RS)

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir